fbpx
PHD_reduzido-icone-verde

Controle dos equipamentos dentro da sua obra

Recentes

Este tipo de controle é uma atividade muito importante dentro das obras, que as vezes é deixado de lado, e precisa ser lembrado pelos líderes e engenheiros. Por isso trouxe este artigo, com o objetivo de mostrar esta importância para você.

Na correria do dia a dia das obras, e com foco em obter resultados e finalizar as execuções, encontramos muitos equipamentos ociosos, em parte do tempo, ou até mesmo parados, sem nenhuma utilização. Pensem que é um ativo na obra que está sem produzir, custando parado o valor do aluguel para aquela obra. Já encontramos até mesmo equipamentos grandes, como guindastes, gruas, ou plataformas elevatórias improdutivas nas obras que acompanhamos. Tente ter este olhar crítico em seus projetos, e coloque na ponta do lápis o prejuízo que você esta tendo com estas improdutividades.

E os equipamentos que danificam, e ficam parados para a manutenção corretiva? Você costuma cortar estas horas do fornecedor? Tente calcular estas horas e cortar da medição do seu fornecedor, e você vai se assustar com os valores economizados.

Um case bem interessante, de maior porte é claro, mas que trouxe uma grande economia para uma obra que eu gerencie, foi o acompanhamento diário das atividades de um guindaste de 500 toneladas, que tem um custo muito elevado para a obra, e sabíamos com as informações do planejamento da nossa obra, o dia da mobilização e o da desmobilização. Porém para não termos atrasos e conseguirmos antecipar esta desmobilização do mesmo, realizamos um controle em “quadro branco” na minha sala com acompanhamento diário das atividades, e assim realizamos as atividades em um menor prazo, quer dizer com mais produtividade do equipamento, e economizando as horas previstas no orçamento. Sucesso absoluto!

Imaginem se vocês conseguirem controlar os principais equipamentos em suas obras. Trabalhem com a equipe de planejamento de sua obra, com o objetivo de obter o previsto no orçamento, e com estes controles, busque reduzir os prazos, e além disso aumentar a produtividade. Você terá a correta informação de que dia o equipamento precisa ser mobilizado, garantindo assim que o mesmo produza para a sua obra, e não fique parado. Acompanhe também os cortes de horas paradas, e os resultados financeiros vão aparecer.

Espero ter alertado vocês com esta preocupação, e que assim você controle melhor os equipamentos, e aumente assim os resultados em suas obras.

Gostou deste artigo? Curte ai e deixe aqui se comentário, pois esta troca de informações contribui bastante com o desenvolvimento do nosso mercado de obras.

Tags:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *