Resolvi trazer para você este assunto, pois temos trabalhado com esta tecnologia de Scaneamento com nuvem de pontos nos projetos dos nossos clientes, e além de ser uma tecnologia de trabalho incrível, tenho verificado no meio acadêmico que ainda é algo desconhecido. Por isso vou apresentar para vocês o que é o Laser Scanning ou Laser Scan. “Laser scanning (varrimento laser) é uma tecnologia de medição e digitalização remota 3D de alta precisão. Permite executar levantamentos tridimensionais/bidimensionais traduzidos na realização de projetos de especial complexidade técnica.
Esta tecnologia vem revolucionar os métodos tradicionais de levantamento, permitindo um aumento de precisão, detalhe e redução de erros e custos.
Com a capacidade de melhorar o processo de projeto e reduzir os erros de recolha de dados torna uma alternativa atraente para as técnicas tradicionais de levantamentos locais. Os sistemas de medição a laser 3D são aplicáveis nos domínios do planeamento digital de fábricas, instalações industriais, arquitetura, património imóvel, infra estruturas, proteção dos monumentos históricos, engenharia, arqueologia, paisagismo, realidade virtual, forenses, mapeamento de imagens, e muito mais.” – Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:3D-Laserscanner_on_tripod.jpg.
É uma ferramenta disponível e em grande utilização por algumas empresas, em obras de construção civil e de montagem industrial, para a melhoria na realização de orçamentos, planejamento e principalmente para facilitar a execução pelas equipes de campo. Um exemplo de aplicação do Laser Scan, é a utilização em prédios, ou obras mais antigas, que não possuem projetos ou detalhes do que esta construído, e para a realização de uma reforma ou revitalização, os levantamentos de campo e a realização da engenharia se tornam mais difíceis e mais imprecisos de serem realizados. Assim é realizado o scaneamento do local, interno ou externo, é capturada uma nuvem de pontos do que se deseja ser detalhado. Na sequencia esta nuvem é trabalhada em um software 3D, depois modelado por uma equipe de projetos, e assim apresentada a realidade encontrada em campo.
Tornando mais fácil a realização de reformas, tie ins, ou até mesmo revitalizações, desmontagens, e paradas operacionais, devido a precisão das informações coletadas. Esta tecnologia não é algo novo, e já vem sendo utilizada por algumas empresas, mas que com a chegada forte do BIM no Brasil, vem sendo cada vez mais utilizada pelos profissionais e empresas de engenharia. Tem alguma obra complexa de ser realizada, avalie como esta tecnologia pode te auxiliar.
Não fique de fora, busque se informar como ela pode facilitar os seus levantamentos, orçamentos e o planejamento das atividades da sua obra.
Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, e deixe aqui seu comentário para trocarmos os nossos conhecimentos.