Você está preparado para resolver problemas? Foi a primeira pergunta que me fizeram assim que entrei neste inusitado e vasto mundo chamado “Obras”, particularmente conhecido por nós do meio como “Trecho”.
Se você já trabalhou ou é um líder, sabe bem do que estou falando. Eu me refiro à quantidade de adversidades que nos deparamos no decorrer de uma obra. Neste, e em outros artigos, o objetivo é citar alguns desses problemas, relatar ações que podem facilitar a sua vida como gestor e também citar erros das obras em que participei.
Desde o início da minha carreira como engenheiro de planejamento, engenheiro de campo, coordenador de obras e atualmente como gerente de contrato, o meu maior desafio é me desenvolver como líder, buscando os objetivos e metas de cada projeto.
Desafios que todos nós sabemos que não são nada fáceis. Poucas instituições de ensino ensinam a teoria de como gerenciar uma equipe, os segredos para se tornar um grande líder ou, até mesmo, como um gestor deve agir para obter bons resultados.
E por esta necessidade do mercado e para o conhecimento mais aprofundado dos engenheiros e futuros engenheiros, estou desenvolvendo artigos para trazer para a “teoria” alguns princípios, acertos e erros vivenciados e nas experiências de obras.