Gerenciar construções é um desafio que exige estratégia e planejamento. Por isso, os avanços tecnológicos na indústria de construção tem buscado, cada vez mais, otimizar processos e trazer metodologias eficientes para este trabalho.
Para garantir a sistematização e o bom andamento de cada fase construtiva é preciso estruturar um planejamento, controle e gerenciamento de obras eficiente. Assim, é possível que o engenheiro conheça previamente o local de obra, verificando pontos críticos e analisando variações entre o custo real e o orçado.
Continue a leitura para entender melhor o tema e ganhar mais agilidade na tomada de decisões através de metodologias de sucesso.
O que é o processo de gerenciamento de obras?
O gerenciamento de obras tem como objetivo alinhar os diferentes procedimentos realizados na construção de um empreendimento, concretizando os objetivos do projeto. Esta é uma parte fundamental de qualquer obra e deve ser compreendida como um investimento para o sucesso do empreendimento.
Nesta ação, busca-se garantir que tudo saia conforme pré-determinado no planejamento, o que assegura a qualidade, o orçamento e o prazo estabelecido para a entrega da obra.
Por isso, cada fase da gestão de obras deve ser clara e bem detalhada, mesmo que haja alterações durante o percurso. Este gerenciamento permite evitar erros nas etapas de construção e prever imprevistos, além de alinhar toda a equipe de profissionais envolvidos no projeto.
Por que aderir a metodologias de gerenciamento e controle de obras?
Um projeto de construção geralmente envolve várias etapas e diferentes equipes em cada uma delas. Por isso, podem ocorrer problemas de alinhamento e comunicação ao longo da execução.
Aderir metodologias de acompanhamento e controle permite:
- Basear a execução de projetos;
- Garantir o cumprimento das normas e prazos;
- Evitar o acúmulo de problemas;
- Reduzir gastos;
- Otimizar a produção.
Continue a leitura e confira qual das metodologias ágeis é ideal para o sucesso da sua construção.
Conheça as principais metodologias de gerenciamento de obras
● BIM – Building Modeling Information
A metodologia BIM (Building Modeling Information) veio para mudar a elaboração de projetos. Ela se baseia no conjunto de processos e tecnologias que gerenciam a essência do projeto e dos dados associados num formato digital.
Com o BIM o projeto é feito de maneira colaborativa, em que todos os projetistas trabalham no mesmo modelo. Assim, quando o projeto vai tomando forma já é possível identificar interferências e analisar possíveis problemas de construção.
Através desta metodologia é possível acompanhar o projeto, interligando o modelo 3D com o cronograma, criando uma etapa 4D. Dessa forma, pode-se elaborar melhor o orçamento do projeto, utilizando os dados contemplados no modelo, em sua etapa 5D. Por fim, a última fase do modelo BIM, 6D, é utilizada para manutenção de plantas e prédios.
Além de auxiliar na economia da sua obra, o BIM contém informações de cronograma que ajudam, por exemplo, no controle da equipe, entre outros fatores que podem influenciar na programação do planejamento final.
● AWP – Advanced Work Package
A metodologia AWP (Advanced Work Package) alinha as atividades de planejamento e execução em todo o ciclo de vida do projeto para melhorar sua produtividade e previsibilidade. Amplamente utilizada em projetos de grande porte no cenário mundial, ela tem o objetivo direto de solucionar problemas de comunicação.
O método atua em todas as etapas de um empreendimento e subdivide o projeto em pacotes lógicos e geográficos, de acordo com a seguinte abrangência:
- AWP’s: São pacotes que contemplam uma área inteira, em que é criada uma nomenclatura específica que facilita a comunicação entre engenharia, suprimentos e construção.
- CWP’s: São pacotes que abrangem equipamentos ou áreas menores.
- IWP’s: São pacotes que representam as menores partes de um projeto.
Depois da definição de cada área e pacote, é definida uma data de início, estipulando o tempo e o sequenciamento para as tarefas de upstream e a conclusão das entregas, o que ficou conhecido como Path of Construction ou Caminho da Construção (PoC).
A partir desse trabalho os desenhos e documentos revisados chegam aos Construction Work Packages (CWP), etapa em que é possível entender quais requisitos de suprimentos foram atingidos ou mitigados antes da execução de cada pacote.
A última fase do gerenciamento de obras propõe o monitoramento constante da construção. Neste momento é possível incluir turnovers, comissionamento e start-up.
Dessa forma, o método AWP permite ter uma visão panorâmica do trabalho, alinhando todas as etapas e linhas de construção facilitando a comunicação e aumentando os resultados dos projetos.
● Soluções Digitais
As soluções digitais são ferramentas que dão sustentação aos dados e a visualização do empreendimento de maneira estratégica. Esses recursos são responsáveis por ajudar a equipe de gestão a tomar decisões e melhorar os resultados do seu projeto.
Alguns exemplos de ferramentas e soluções digitais podem ser os drones, a utilização do Power Bi e, até mesmo, a implementação de óculos com realidade virtual.
● Lean Construction
Lean Construction ou Construção Enxuta é um conceito de gerenciamento de empreendimentos que tem como objetivo controlar o fluxo e ritmo da obra, otimizando todas as etapas e processos dentro do canteiro.
Isso quer dizer que o método é como um guia para encontrar formas de como construir em menos tempo, gastando menos e de maneira mais simples e com mais qualidade.
Para que isso aconteça é necessário que a equipe do projeto mantenha uma comunicação democrática, atingindo diretamente todos os níveis do empreendimento.
Dessa forma, transparência nos processos aumenta a previsibilidade dos erros, motivando ainda mais os profissionais e permitindo a visualização da obra desde o planejamento até o momento da sua entrega. Dentro do método também encontramos o sistema de LPS ou Last Planner System.
Quer garantir o sucesso do seu projeto através de uma gestão eficiente? Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco através do link.