Um dos grandes desafios que já me deparei em uma obra, foi a realização da montagem de rejeitodutos revestidos em tubulações de 12 metros, com diâmetros variados (14” a 26”), sem spoosl entregues pela fábrica (normalmente utilizado nas obras), e sim, com curvamentos destes tubos retos de 12 metros, em campo. E para que esta execução fosse realizada com Sucesso, muito trabalho de planejamento antes do início das montagens foi realizado.
Iniciamos a busca por fornecedores deste equipamento, não tão comum no mercado, que é a curvadeira de tubulações de diâmetros até 26”. Na sequencia buscamos profissionais com experiência neste tipo de serviço, e realizamos treinamento com a equipe no fabricante. Enquanto isso, realizamos um levantamento detalhado do escopo, e fizemos um plano de ataque muito bem elaborado para o melhor desenvolvimento desta atividade. Detalhando inclusive a logística, os recursos, e o efetivo necessário, pois se tratava de atividades de grande complexidade.
Vejam que para estas atividades tivemos uma equipe de 4 oficiais, 2 operadores, 1 curvadeira e em algum momento 2, 1 escavadeira hidráulica, e 1 manipulador de apoio, durante todo o período de execução. Além de toda equipe de indiretos. Com este planejamento bem realizado, e com o dimensionamento eficaz da equipe e dos recursos, obtivemos um excelente resultado nestes curvamentos, e um Sucesso grande no produto final, que foi a montagem dos rejeitodutos revestidos para uma planta de bombeamento de minério.
Você se interessa por temas de montagem industrial?
Confira em nossas redes, muito outros temas interessantes.
⠀