Construtibilidade: a chave para o sucesso dentro das obras!
Este termo eu descobri aqui na PHD a uns 3 anos atrás, mas Construtibilidade é uma prática que como gerente de obras eu sempre busquei desenvolver no início dos projetos.
E o que realmente é este termo, é até complexo de se falar, Construtibilidade?
Construtibilidade em obras trata-se de uma entrega robusta de uma estratégia da execução da obra, normalmente através de um Plano de construção, com a visão de como a obra deverá ser executada, englobando neste plano o planejamento detalhado, robusto e base direcionadora para a execução.
E para mim, como engenheiro e CEO da PHD, esta estratégia inicial para o direcionamento da execução da obra realmente é a chave para o início bem desenvolvido e o sucesso dentro das obras.
Em um mundo onde as demandas por eficiência e melhoria da performance e produtividade nas obras tornou-se tão necessário, a Construtibilidade emerge como um grande produto da PHD, trazendo enormes ganhos da engenharia até a implantação de grandes obras e projetos, este princípio não apenas antecipa as ações, os riscos, e necessidade para a execução no campo, mas também otimiza recursos e assegura a confiabilidade dos prazos previstos.
Mas, afinal, como a construtibilidade pode transformar a estratégia e o resultado na gestão de obras?
Para os que ainda tem dúvida; o que é Construtibilidade?
Construtibilidade é a integração do conhecimento de construção executiva nos estágios iniciais de planejamento e concepção de um projeto. Um dos grandes diferenciais da Construtibilidade é organizar toda obra em um plano, com visibilidade real dos processos, garantindo que o projeto possa ser executado de maneira eficiente, econômica e no prazo determinado. Ao focar na construtibilidade, na parte inicial das obras, dos projetos, as empresas podem reduzir significativamente os imprevistos, otimizar o uso de recursos e garantir uma execução mais fluida do projeto. Temos desenvolvido aqui na PHD Engenharia a entrega de capítulos bastante completos dentro dos planos de construtibilidade, e utilizando metodologias inovadoras como o Planejamento 4D, o BIM e os vídeos de simulação 3D para elevar ainda mais o nível de conhecimento da metodologia executiva das obras.
Construtibilidade é a melhor maneira de antecipar desafios
Um dos principais benefícios da construtibilidade é a sua capacidade de antecipar problemas e riscos antes que eles se tornem problemas reais durante a execução. Ao considerar os métodos de construção durante as fases de engenharia e planejamento, é possível identificar e solucionar potenciais obstáculos, como questões relacionadas ao terreno, disponibilidade de materiais e logística. Esta abordagem proativa não apenas economiza tempo, mas também evita custos extras inesperados.
Esta estratégia da obra com foco na execução, entrega também uma base de planejamento bem elevada, com memórias de cálculo, índices, mapas de controle, cronogramas com praticabilidade do local e curvas de histograma com carregamento de recursos, com o Project ou Primavera.
Principais entregas do plano de Construtibilidade:
-
Identificação de desafios construtivos:
Ao considerar a construtibilidade desde as fases iniciais do projeto, é possível identificar potenciais desafios construtivos. Isso inclui questões como acessibilidade ao local, restrições de espaço, disponibilidade de materiais e condições do local. Antecipar esses desafios permite que você os aborde proativamente no design, reduzindo retrabalhos e custos adicionais durante a construção.
-
Economia de custos:
Uma abordagem construtível busca maneiras eficientes de construir sem comprometer a qualidade. Isso pode levar a escolhas de materiais mais econômicos, métodos construtivos mais eficientes e cronogramas mais realistas. O resultado é geralmente uma redução nos custos totais do projeto.
-
Cronograma mais eficiente:
A construtibilidade também está relacionada ao tempo. Considerar a facilidade de construção desde o início ajuda a desenvolver cronogramas mais realistas. Isso pode ser alcançado escolhendo métodos construtivos eficientes, planejando o fornecimento de materiais e antecipando possíveis atrasos relacionados à construção.
-
Melhoria da segurança:
Ao antecipar e abordar questões de segurança durante a fase de design, a construtibilidade contribui para a criação de ambientes de trabalho mais seguros durante a execução do projeto. Isso é crucial para garantir a segurança dos trabalhadores e reduzir riscos de acidentes.
-
Colaboração eficiente:
Envolve as partes interessadas relevantes, incluindo engenheiros, arquitetos, empreiteiros e outros, desde as fases iniciais do projeto.
Construtibilidade é a estratégia que contribui para a viabilidade econômica
Ao integrar a construtibilidade em todas as fases do projeto, você pode otimizar as decisões, melhorar a eficiência da construção e alcançar melhores resultados globais para o seu projeto industrial. Isso não apenas beneficia o processo de construção, mas também contribui para a viabilidade econômica e a sustentabilidade a longo prazo do empreendimento.
Vivemos aqui na PHD, projetos que precisavam de muita segurança e organização nos detalhes da execução, e este Plano é oque tem demonstrado como um grande apoio para elevarmos o nível de conhecimento e antecipação de problemas dentro das obras.
Otimizando Recursos
A otimização de recursos é outro pilar central da construtibilidade. Integrando o planejamento especializado da construção desde o início, os projetos são desenvolvidos com uma compreensão clara das capacidades e limitações dos recursos disponíveis, com índices, e práticas coerentes do mercado da construção industrial, com o knowhow do time de especialistas em obras da PHD Engenharia.
Conhecer de obra, das atividades industriais, e os índices base para a execução de obras desta natureza, trazem em conjunto com uma entrega deste plano o diferencial para entregarmos a base coerente do planejamento da obra.
Respeitando e alinhando prazos
Um dos maiores desafios em projetos de engenharia industrial é manter os prazos alinhados com as expectativas do cliente, e das construtoras e montadoras. A construtibilidade contribui significativamente para este aspecto, permitindo um planejamento mais realista e alinhado com as capacidades de execução, desde a engenharia, e trazendo para o desenvolvimento do projeto o foco na execução da obra, contribuindo até mesmo para a melhoria da entrega do projeto pela engenharia.
Em mais de 2 anos de desenvolvimento deste tipo de entrega, nós da PHD Engenharia trouxemos para o mercado de obras industriais não só um produto nobre, mas também um diferencial competitivo e especializado para a passagem de bastão da engenharia para a implantação dos clientes finais (grandes players) e para a construtoras e montadoras com foco na melhora da execução.
Conclusão
A construtibilidade não é apenas uma metodologia, e sim uma mudança de cultura de pensamento na execução da obra, da engenharia até a implantação, com foco em executar melhor, no prazo e com a melhoria na produtividade de quem constroi. Por isso, somos hoje uma referência em construtibilidade de obras no Brasil e temos cada vez mais impactado positivamente a melhoria da performance na implantação das obras industriais.
Construtibilidade, não esqueça este nome, pode ser a entrega que eleva o nível do resultado da execução da sua obra.
Quer saber mais, receba nossos artigos com cases técnicos e reais do dia a dia de obras no Brasil.