Esta pergunta eu venho fazendo para líderes e engenheiros de empresas de construção civil, e montagem industrial. Você analisa os relatórios semanais em sua obra?
Muito interessante este questionamento, pois temos verificado durante estes anos realizando obras, algumas situações encontradas no desenvolvimento do planejamento dos projetos, e dentre elas cito algumas:
Empresas que desenvolvem um bom conteúdo de planejamento, como o relatório semanal de avanço da obra, mas alguns responsáveis pela obra pela falta de tempo, não avaliam os dados gerenciais para a tomada de decisões;
Empresas que não fazem a documentação de planejamento e controle da obra, e realmente continua “tocando” a obra, sem controle e gerenciamento dos dados, como avanço semanal, acumulado, financeiro…
E este é o intuito deste artigo. Chamar atenção dos líderes das empresas que executam obras, sobre a importância de se ter o controle e o planejamento da sua obra. Se possível semanalmente para que seja acompanhado de perto o avanço físico e financeiro, e avaliado se a obra este com avanço (indo bem) ou com atraso. E em caso de atraso na semana ou de alguma atividade específica, realizar a tomada de decisão para eliminar este atraso, reduzindo os impactos e o atraso no término da obra.
O relatório semanal pode ser desenvolvido com uma gama de documentos, que variam de empresa para empresa, no entanto, sugiro principalmente estas documentações como base em sua obra.
1) Cronograma detalhado
2) EAP com a lista de atividades
3) Curvas de avanço físico e financeiro R$
4) Lista de desvios
5) Plano de ação em caso de atraso
6) Histogramas
E se necessitarem de uma documentação mais gerenciável, e mais detalhada, sugiro:
7) Controle de riscos
8) Dashboard gerencial
9) Relatório de status completo
É a base para se ter o controle e o planejamento dentro da sua obra. E você trabalha utilizando relatório semanal de planejamento?
Nós da PHD Engenharia trabalhamos para desenvolver um bom planejamento para os nossos clientes, fornecendo mão de obra especializada, realizando a gestão e o planejamento nas obras em visitas periódicas, de acordo com a necessidade de cada cliente, e trabalhamos intensamente para introduzir esta cultura em nossas obras e nos projetos que estão sendo desenvolvidos no Brasil.
Gostou deste artigo? Curte ai e deixe aqui se comentário, pois esta troca de informações contribui bastante com o desenvolvimento do mercado.